DICAS PARA GANHO DE MASSA MUSCULAR
  • Dra.Jaqueline A. Ferreira

DICAS PARA GANHO DE MASSA MUSCULAR

Atualizado: Mar 6

Ganhar massa muscular não é uma tarefa fácil para ninguém. Para algumas pessoas que apresentam o metabolismo acelerado: a dificuldade é maior ainda. Por esta razão é necessário ter consciência de que foco e disciplina é fundamental utilizando a famosa tríade: treino, alimentação e descanso. Seguem algumas dicas para que você inicie este processo:


1- Não subestimar seu gasto calórico:


Subestimar o gasto energético é muito comum e é o erro que mais pode comprometer a hipertrofia muscular.

Para ganhar massa muscular, você deve manter o balanço calórico positivo, ou seja, tem que consumir mais calorias do que gasta ao longo do dia.

Se você consumir menos calorias que gasta, nunca vai conseguir hipertrofia muscular.

O cálculo de gasto calórico deve considerar a taxa metabólica basal (TMB).

Ela corresponde à energia necessária para manter as funções vitais do organismo em repouso.

Some a isso o gasto de energia dos exercícios físicos realizados ao longo do dia.

Outros fatores também podem influenciar, como o fator atividade física, que corresponde ao gasto calórico em atividades rotineiras, como o trabalho, caminhada até em casa, etc.

O fator térmico dos alimentos, que está relacionado à quantidade de energia usada pelo organismo para digerir alimentos e absorver nutrientes também deve ser considerada.

Procure um nutricionista para realizar este calculo e adaptar as necessidades de nutrientes que precisa para hipertrofia.


2- Consumir a quantidade correta de calorias ao longo do dia:


É muito comum que pessoas com alto gasto energético não consigam consumir o número de calorias correto ao longo do dia, porque a necessidade calórica é muito alta.

O problema é que não atingir essa meta diária de calorias pode impedir o ganho de massa muscular.

* Faça várias refeições ao dia: não dá para ingerir tudo de uma única vez, por isso, faça mais refeições por dia (com volume adaptado ao seu organismo).

* Selecione alimentos corretamente: presença de carboidratos complexos, proteínas magras, frutas, verduras e legumes com redução no consumo de alimentos industriais

* Se necessário a suplementação será uma boa alternativa (conforme prescrito pelo nutricionista e adaptado às suas necessidades proteico energéticas); o excesso pode causar danos graves no fígado, rins e coração (baseado em novos estudos)


3- Mantenha-se com foco e determinação - não adianta ter pressa!!!


Muitas pessoas acabam desistindo da musculação porque não vê evolução rápida nos treinos. Mas não entendem que a alimentação e um bom descanso também são fundamentais para atingir o objetivo. Portanto, não desista de suas metas - procure um nutricionista e um preparador físico (que irá lhe conduzir para resultados concretos e duradouros).





7 visualizações

© 2020 por NutraSuaVida. Criado orgulhosamente com Wix.com