ALIMENTAÇÃO X CORONAVIRUS
  • Dra.Jaqueline A. Ferreira

ALIMENTAÇÃO X CORONAVIRUS



Desde os primórdios da civilização; o ser humano passou por fases onde microorganismos patogênicos dizimaram milhares de vida. Quem nunca ouviu falar da: PESTE NEGRA, GRIPE ESPANHOLA, H1N1, TUBERCULOSE, SARAMPO, VARÍOLA, ENTRE TANTAS OUTRAS QUE FORAM MOTIVOS DE PÂNICO E PREOCUPAÇÃO. Boa parte destes pequenos seres vivos são capazes de se adaptar a qualquer variação climática, sofrem mutações genéticas e evoluem para formas mais resistentes. Nós não somos os seres mais letais deste planeta!!!


Nosso organismo deve estar preparado para enfrentar tantos desafios: é o estresse diário que aumenta nossa pressão arterial e a liberação de hormônios inflamatórios; é a poluição do ar e das águas que ingerirmos; o excesso de agrotóxico presente nos alimentos; o cansaço físico e mental exigido por nossa rotina de trabalho, agentes alergênicos; e acrescente mais milhares de invasores microscópicos que estão circulando livremente por aí - só esperando um hospedeiro frágil para se fixar. Portanto, se nossos "BRAVOS SOLDADOS: "LINFÓCITOS, MACRÓFAGOS, NATURAL KILLER, ENTRE OUTROS não estiverem preparadas para defender seu organismo contra TUDO E TODOS!! Pode ter certeza que sua vida aqui neste planeta, será muito curta. É A LEI NATURAL DO MAIS FORTE!!! Temos que preparar nosso corpo para constante batalha com o mundo macro e micro.


Nós brasileiros, neste momento temos que nos preocupar um pouco mais do que o restante do mundo. Afinal além do mais novo vírus do século: o chamado: CORONAVÍRUS; acrescentemos DENGUE, ZIKA VIRUS, CHIKUNGUNYA, FEBRE AMARELA e até o SARAMPO voltou a ser notícia!!! Uffa!! Nosso sistema imunológico parece que está passando pelo nível mais "hard" do jogo da vida. E além de rezarmos muito, temos que enfrentar a situação de forma consciente e seguir as medidas recomendadas pelas Autoridades Sanitários. E claro!!! Dar uma forcinha para nossos BRAVOS SOLDADOS que compõe nosso sistema imunológico.


A alimentação tem um papel fundamental no aumento da resistência orgânica. Existem alimentos com capacidade fortalecer nossos "bravos soldados" para que eles possam resistir a grande batalha interna contra os seres invasores. MAS MINHA PREOCUPAÇÃO É O QUE ESTÁ SENDO DISSEMINADO PELA MÍDIA ATUAL. NÃO TENHO DÚVIDAS DE QUE ALGUNS "GERMES HUMANOS" ESTÃO QUERENDO SE APROVEITAR DA SITUAÇÃO E SUGERINDO, A PESSOAS DE POUCO CONHECIMENTO: UMA SÉRIE DE COQUETÉIS MULTIVITAMÍNICOS, ERVAS MILAGROSAS, ÁGUA BENTA, SHAKES ANTI CORONAVIRUS, ETC. O capitalismo e sua escória de aproveitadores. Não caiam nesta!!! Vou lhe repassar o que realmente pode lhe auxiliar em alimentação para reforçar seu sistema imunológico. AGORA, JÁ DEIXO BASTANTE CLARO: correr na farmácia e comprar caixas e mais caixas de vitamina C, multivitaminínicos e outros que você ouviu falar que é bom: ingerindo doses "cavalares" vai fazer mais mal para sua saúde do que bem!!! Seus rins e fígado também sofrem com excesso de vitaminas e minerais - não conseguem metabolizar tudo de uma vez só!!! ACREDITE!!! SE JÁ ESTÁ COM A DOENÇA só medicamentos apropriados serão capazes de lhe tratar.


Agora, se está neste momento pensando em mudar seus péssimos hábitos alimentares, diminuir o estresse( com técnicas de respiração e relaxamento), fazer atividades físicas regulares e se livrar de alguns vícios: está no caminho certo para preparar seu corpo para uma eventual batalha de invasores microscópicos. Então vamos lá!!!


* Comece por parar com qualquer tipo de dieta restritiva - elas não irão fornecer todos nutrientes que seu corpo precisa para se tornar mais resistente.

* Consumo bastante frutas, verduras e legumes de todos os tipos, formas e cores( pois fornecerá vitamina C e outros minerais de forma suficiente;

* Consuma os chamados alimentos funcionais: açafrão, alho, cebola, extrato de própolis, frutas oleaginosas( castanhas e amêndoas por exemplo), gengibre, canela, hortelã

* Consuma peixes de origem marinha: sardinha, salmão, atum;

* Hidrate bem o organismo. Consuma alimentos ricos em lactobacillus (iogurte natural,leite fermentado, keffir)

* Faça caminhadas regulares de 30 minutos - de preferência absorvendo um pouco dos raios solares da manhã ou tarde - afim de não ficar com deficiência em vitamina D

* Durma bem - tome chas de camomila, erva doce, capim santo ou cidreira( no periodo noturno )

* E por fim evite o consumo de bebidas alcoólicas em excesso( que acabam deixando o fígado mais frágil)


LEMBRE-SE QUE A ALIMENTAÇÃO SEJA SEU REMÉDIO E QUE O REMÉDIO SEJA SUA ALIMENTAÇÃO. Mas evite excessos de suplementos e multivitamínicos - uma alimentação equilibrada contendo todos os grupos alimentares - será capaz de fortalecer seu sistema imunológico.


Cuide bem de seu corpo e mente!!! Que nenhum mal lhe atingirá!!!


de: Jaqueline A.Ferreira - Nutricionista CRN1476






0 visualização

© 2020 por NutraSuaVida. Criado orgulhosamente com Wix.com